
Relâmpagos de brilhantismo, idéias luminosas, chistes bem achados, rimas delicadas, prosa agradável, facetas do gênio, inspiração. Quem não as gostaria de ter?
Enquanto quebramos a cabeça em busca do tema, da musa, da mensagem, da arte, nada nos ocorre, no turbilhão acolchetado das nossas idéias comuns, nos lugares comuns, na ordem do cotidiano. Mas eis que, de repente, sopra uma brisa mais leve, e zás, encontramos tudo de uma vez: o tema, o texto, a linguagem, tudo. E ai produzimos, temos inspiração.
Nesse momento, tudo nos fica claro, como se estivéssemos iluminados por uma centelha de gênio e tocamos os corações com a força da nossa arte, transmitindo com o código certo, além do comum, coisas geniais. Nessa hora temos a inspiração do gênio.
Assim, muitos de nós, que já sentimos, nem que seja por breves segundos essa fagulha genial, acreditamos ter em mãos a capacidade para criar. Somos artistas. Somos inspirados compositores, pintores, escritores, poetas, músicos, atores, cantores, oradores, administradores, etc.
Infelizmente, porém, a inspiração não é estável. Parece caprichosa. Aparece quando menos se espera e não há quem a comande; ela é livre como um pássaro.
Vai daí que a nossa genialidade, mesmo contra a vontade, torna-se sua dependente. E não faltam, por toda parte, inspirados autores, gênios, ou líderes seja do que for que sem ela decepcionados e insatisfeitos, enquanto não aparece, procuram disfarçar sua própria incapacidade, pretextando cansaço, desequilíbrio e até tédio para não confessar abertamente, que ela, a inspiração, os abandonou, sem dar-lhes a mínima satisfação, nem disse quando volta (se é que vai voltar!).
Apesar disso sempre esperamos, porque, por mais que tarde, sempre há de vir, ela é imprevisível. Quando menos se espera Zás, eis que acontece e brilhamos de novo, criando, realizando.
Ultimamente tenho pensado muito nela. Vocês não acham uma injustiça? Por mais que alguém se esforce, não conseguirá nada por si mesmo, e sempre dependerá dela?
Afinal quem é essa dama instável, inconstante? Que poderes ela tem para dominar os grandes da terra e acenar para os pequenos que dela recebem, esporadicamente, alguns “flashs” ocasionais?
Ao analisar e observar o mundo onde vivo, apesar de ter aprendido muitas coisas, a inspiração continua a ser um mistério, aparecendo inesperadamente, acendendo luzes dentro de nós, abrindo-nos a visão para determinados ângulos, mais profundos, e desaparecendo de repente, deixando-nos por largo tempo, a viver em função desses minutos de revelação e sabedoria.
Se a gente pudesse, de alguma forma, segurá-la conosco, durante algum tempo, já pensaram o que faríamos? Seja qual for a nossa especialidade tendo-a permanentemente, que beleza!
Eu por certo escreveria de tal forma que conseguiria mostrar aos leitores tudo quanto desejo. Teria a genialidade de escrever histórias onde cada um conseguiria enxergar-se e ajudar-se sendo libertados dos medos, dos fantasmas perigosos da ilusão. Encontrariam rapidamente o caminho da felicidade. Ah! Se eu pudesse! Encontraria palavras certas, onde cada um seria tocado no coração, aprendendo como conseguir a felicidade.
Estou sendo utópica? Pode ser. Mas esse é um sonho que eu tenho. Ver a humanidade feliz. Estou fora da realidade? Pode ser. Eu posso achar que existe a possibilidade de mudarmos esse quadro de sofrimentos dos homens por não atentarem a algumas coisas simples e que podem melhorar consideravelmente. Se tentar dizer naturalmente quantos entenderão? Quantos experimentarão? Com inspiração isso tudo se torna mais fácil. Refiro-me à inspiração genial. Aquele “click” que nos dá uma visão certa, num segundo. Que anima os gênios, as artes, os grandes homens. Nunca vi ninguém controlá-la. Não a acha caprichosa?
ATRAVÉS DA TELEPATIA. É CLARO QUE PARA ISSO DEVEM TER UM MOTIVO JUSTO, QUE SEMPRE É O DE AJUDAR, FAZER O BEM. NÃO VAMOS AQUI FALAR DOS OBJETIVOS NEGATIVOS, DOS ESPÏRITOS IGNORANTES QUE TAMBËM COSTUMAM INSPIRAR OS HOMENS.
- Esses quase sempre são ouvidos.
- INFELIZMENTE. PORÉM, NÃO CONSEGUEM INSPIRAR SENÃO MEDIOCRIDADE, MESMO CONSEGUINDO PODER ENTRE OS HOMENS, DOMINANDO OS AMBICIOSOS E DESONESTOS. NO ENTANTO, ACREDITO QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER A SABEDORIA, A LUCIDEZ PROFUNDA DA VERDADE MAIOR, DE UMA PARCELA DE PERCEPÇÃO, ALÉM DO PLANO ONDE ESTAMOS.
- A INSPIRAÇÃO QUE PROCURA É A MAIOR DE TODAS: A ÚNICA, A TOTAL, A VERDADEIRA.
NÀO HÁ NADA QUE NOS IMPEÇA TEORICAMENTE, PORÉM ELA TEM UM PREÇO QUE TODOS PRECISAMOS PAGAR.
- Qual é?
SEM PREPARO ADEQUADO, SEM ESTAR À ALTURA DESSA VERDADE, ALÉM DE PERTURBAR OS OUTROS, NÃO SERÍAMOS FELIZES. TEMOS, PORTANTO QUE DESENVOLVER NOSSOS RECURSOS, SEM ISSO, É INÚTIL.
- Quer dizer que os caprichosos, os instáveis, somos nós?
- POR CERTO. A VIDA JÁ FAZ MUITO NOS DANDO ALGUNS “FLASHS” DE SUA GRANDEZA. MESMO ASSIM, HÁ QUEM PERCA A CABEÇA POR CAUSA DISSO.
Na realidade “INSPIRAÇÃO” é exatamente um encontro harmônico de todas as consciências (id, ego e super ego) e de todos os sentidos, em momentos mágicos, onde a percepção e o raciocínio funcionam de forma perfeita, magnífica, produzindo a sabedoria e visão ampliada de todos os detalhes do que se quer construir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário